quinta-feira, 25 de março de 2010

ENCONTRE DEUS NO CAPÍTULO PRIMEIRO

DEUS, UMA IDÉIA MAIOR QUE TODAS
- À pg. 12 Randal Rauser começa a desenvolver o que ele chama de "um entendimento adequado de Deus".

O CONCEITO DE TRANSCENDÊNCIA
- Esta expressão se refere ao reconhecimento de que Deus permanece muito além do nosso entendimento.

COMPARANDO COM A VIA LÁCTEA
- Ela fica distante da terra 100.000 anos-luz. É algo muito inimaginável essa distância. A filhinha de 6 anos do autor, ouviu que essa galáxia ficava muito, muito longe. Perguntou se era mais longe do que o Colorado, estado americano para onde a família viajava anualmente e passavam 2 dias viajando de carro. Era essa a idéia que a menininha tinha de um lugar muito longe.

DEUS, A VIA LÁCTEA E O COLORADO
- Randal Rauser afirma, à pg. 14, que comparada com Deus a idéia da Via Láctea é nada. Foi citada a teóloga Sallie McFague: "O teólogo deve usar seus modelos com a maior seriedade, explorando-o em todo o seu potencial interpretativo e, no entanto, ao mesmo tempo entender que eles são pouco mais que os balbucios dos bebês"

ENCURTANDO A DISTÂNCIA
- Já à pg. 16, é comentado que sendo Deus infinito, o seu entendimento seria tão difícil, mas foi facilitado por revelações, que O tornam comparável à nossa experiência de humanos. O processo da REVELAÇÃO divina contém então vários pontos de contato que formam uma concepção que, mesmo imperfeita é muito valiosa para termos uma idéia do Deus infinito.

DEUS PAI É UMA NEGRA GRANDE
- Sim, no livro A CABANA Deus é apresentado como a TRINDADE, e Deus Pai está lá presente como uma negra grandona. Isso choca muita gente que considera até irreverente.

DEUSES E DEUSAS
- Nos grandes sucessos que Dan Brown vem escrevendo, aprendi que nas religiões mais antigas as DEUSAS (femininas) predominavam, o que foi mudado com o cristianismo. Particularmente, este blogueiro se simpatiza muito mais com a idéia de uma Deusa, mãe criadora. Sinto-me muito mais confortado, protegido e amparado pela MÃE.

ACOMODAÇÃO
- Á partir da pg. 16, Rauser desenvolve também o tema da ACOMODAÇÃO, que é o modo que a criatura, tão limitada e ínfima pode usar, para ACOMODAR, entender a idéia de um Deus infinito. Entendo que é isso que estou fazendo, uma ACOMODAÇÃO, dando preferência por minha DEUSA, mãe criadora.

Hoje ficamos por aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário